Vocês são muito importantes para mim! Voltem sempre!!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Unidade IV Atividade_1

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

A educação tem sido tema de debates nos últimos anos como nunca se vivenciou em décadas anteriores, quais os meios que devemos utilizar para realmente promover um ensino de qualidade e que haja uma verdadeira inserção dos alunos no mundo da informação e do conhecimento.
Pensar numa nova educação que promova a inserção dos diversos recursos tecnológicos no currículo escolar é uma necessidade emergencial diante do contexto do século XXI, onde as Tecnologias da Informação e Conhecimento estão à disposição dos educadores na escola. Entretanto, há muita resistência por parte de muitos docentes em estar utilizando esses recursos como ferramentas no processo de construção e reconstrução do conhecimento tanto por parte dos estudantes quanto dos professores.
A leitura da Entrevista de Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” traz uma profunda e importante reflexão sobre a prática pedagógica (metodologias e estratégias) desenvolvida pelos professores mediante tantos recursos tecnológicos e midiáticos. Esse é um dos fatores que levam os alunos a não se interessarem pela grande maioria das aulas, falta um despertar por parte desses docentes que relutam em utilizar tais recursos também como meio de interação com a vivência dos discentes.
A abordagem de Pedro Demo sobre o processo de desenvolvimento da leitura é muito interessante, pois, na sua concepção: “A escola parece um mundo estranho. As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto que já tem várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo. As crianças tem que aprender tudo isso.” Afirma ainda que “A escola usa a linguagem de Gutemberg, de 600 anos atrás. Então acho que é aí que temos que fazer uma grande mudança...porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é fundamental.”
Mediante a fala de Pedro Demo, com certeza a partir do momento que todos os professores articularem essa mudança na prática pedagógica inserindo os computadores e a internet no seu currículo, os resultados serão diferentes, pois, à medida que se ensina também se aprende. As aulas serão mais prazerosas tanto para os alunos quanto para os docentes. Acredito que através dos cursos ofertados pelo eproinfo haverá essa grande mudança, de forma lenta, pois, se trata de um processo a longo prazo, lidar com o ser humano requer tempo e persistência para se obter os resultados que se deseja. A mudança é intrínseca, parte da necessidade e do desejo do professor.
Vale ressaltar que os docentes terão que orientar os alunos quanto à pesquisa em sites seguros e que estas têm como objetivo complementar os estudos realizados em sala de aula. Nesse sentido, os professores devem utilizar estratégias e metodologias motivadoras que venham proporcionar aprendizagens significativas para os alunos, através da interatividade e que utilizem as TIC como ferramentas nesse processo, onde os discentes possam criar e recriar o seu conhecimento.
Nilva Cirilo Pereira Reis

3 comentários:

  1. Olá colega,
    Sua abordagem no texto está muito bem fundamentada. Falta um despertar por parte de alguns docentes. Também vejo que para a escola tornar-se um ambiente mais agradável é preciso inserir a linguagem do mundo contemporâneo, o uso da tecnologia. Pena que algumas escolas ainda obedecem à risca a programas pedagógicos que ditam quais conteúdos devem ser ministrados. Daí a dificuldade de alfabetização nas séries iniciais.

    ResponderExcluir
  2. Nilva,
    As suas reflexões sobre o texto de Pedro Demo são de grande importância para o contexto de sala de aula. Também vejo que muitas vezes a escola se torna um ambiente estranho para os alunos no que se refere ao uso de tecnologias como ferramenta de aprendizagem, e que muitos professores ainda não se aderiram a esssas inovações pedagóicas.

    ResponderExcluir
  3. O professor Pedro Demo aborda o desafio da linguagem no séc XXI e que a escola tem que fazer para superá-los. Percebemos que a responsabilidade do professor é grande, portanto concordo quando você fala que a mudança é intrínseca e que parte do professor a necessidade e do desejo de mudar.
    Parabéns!
    Alailda.

    ResponderExcluir