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terça-feira, 12 de outubro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias



No decorrer do curso Tecnologias na Educação: “ensinando e aprendendo com as TIC” foram propostas diversas leituras de textos e estes mostram que cada vez mais há necessidade dos educadores integrarem as tecnologias ao currículo. Entretanto, é importante que estes profissionais tenham claro o conceito de currículo, mas, para isso é fundamental que se pré-disponham a mudança de suas práticas pedagógicas em sala de aula através estudos individuais constantes, bem como, formações continuadas em serviço como forma de aperfeiçoamento das metodologias e técnicas de ensino.
Segundo a UNESCO (2004, p. 13) o currículo é constituído pelo :
“que é aprendido e ensinado (contexto); como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos usados (ex. livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino-aprendizagem). O currículo formal [baseia-se] em um conjunto de objetivos e resultados previstos (.), o informal ou currículo oculto [diz respeito] à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da escola ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do professor(a).”
GOODSON(2001), afirma que: “através de estratégias pedagógicas adequadas, prática e teoria se inter-relacionam e dão o mote para o desenvolvimento do currículo concebido como construção social.”
Nesse sentido, o docente deverá utilizar diferentes estratégias de trabalho que favoreçam a (re)construção do conhecimento pelos alunos onde estes se sintam autores naquilo que fazem. Para Maria Elisabette Prado, “Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões...” Defende ainda a integração entre as diferentes mídias e conteúdos onde estes devem ser contextualizados na prática, tornando assim, as aulas mais atrativas e dinâmicas, despertando nos alunos o gosto pelo estudo. Diante desse enfoque, o professor passa de transmissor de conteúdos para mediador, orientador no processo de elaboração e execução de projetos, proporcionando situações que explorem a criatividade, interação, reflexão e ação.
No contexto educacional em que estamos vivenciando é imprescindível a utilização dos recursos tecnológicos e midiáticos como ferramentas no nosso fazer pedagógico. É fundamental que o Projeto Político Pedagógico(pensado e construído pelo coletivo da escola) tenha incluso os projetos de aulas com a inclusão desses recursos para que toda a equipe escolar trabalhe e alcance seus objetivos.


Nilva Cirilo Pereira Reis

Um comentário:

  1. Nilva, estou visitando o seu blog para fazer um pequeno comentário sobre currículo. Você coloca que é imprescindível a utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas no fazer pedagógico do professor e realmente se faz necessário esse trabalho com a integração das tecnologias junto ao currículo. Parabéns pela sua reflexão sobre currículo. Sucesso!!!
    Um abraço,
    Maria de Jesus

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