Vocês são muito importantes para mim! Voltem sempre!!!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Reflexão Unidade 3 Atividade 3

Encontro com Diretores, Supervisores e Inspetores das unidades escolares da rede pública municipal de Porto Nacional


Esse encontro teve como foco explorar a importância do trabalho em equipe nas unidades escolares como forma de assegurar a gestão democrática nas instituições escolares da rede pública de ensino. Foi feito um estudo de conteúdos pertinentes ao assunto utilizando slides, foi muito proveitoso, pois houve participação de todos os membros do grupo, também foi frisado sobre a postura de líder do Diretor, do Supervisor e do Inspetor no processo de envolvimento de todos os seguimentos da escola (pais, membros da comunidade local, servidores da escola, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil/e ou Governo Estudantil, entre outros) na construção do Projeto Político Pedagógico e sua efetivação na rotina da escola. Os participantes relataram as dificuldades enfrentadas em relação à resistência de alguns membros de suas equipes, foi proposto para que estes trabalhem com os servidores das escolas os seguintes vídeos: “Princípios e Bases da Gestão Democrática”, Parte 3 , Série:Fazendo Escola(TV Escola) e “Trabalho em equipe: juntos por um único objetivo” www.youtube.com.br
De acordo com os participantes desse encontro os conteúdos explorados nos slides, os questionamentos realizados e a exploração dos vídeos propiciaram maior conhecimento e reflexão de todos sobre a prática pedagógica desenvolvida na escola e o desejo de superação dos desafios encontrados no contexto escolar. Houve uma boa receptividade por parte dos participantes, pois solicitaram mais encontros como este e em especial oficinas sobre elaboração do Projeto Político Pedagógico bem como avaliação da aprendizagem escolar.
A realização dessa atividade só veio reforçar a importância da utilização dos recursos midiáticos na minha prática pedagógica, permitindo-me dinamicidade, inovação e aprendizagem ao mesmo tempo, fruto do curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC.


Nilva Cirilo Pereira Reis

5 comentários:

  1. Olá amiga, após a leitura do seu texto achei interessante quando você frisou a importância da exploração do trabalho em equipe, a postura de cada membro da equipe dentro de um segmento da sociedade, isso porque a aprendizagem se dá com o comprometimento de ambas as partes. Não basta querer, tem que participar da execução das atividades.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nilva,a idéia de apresentar trabalhos em slaid,é muito interessante até porque é uma metodologia que economiza bastante o nosso tempo que é escasso, por essa razão eu concordo com você sobre osuporte docurso nas nossas atividades profissionais.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edilma, realmente faz-se necessário confrontar opiniões e estabelecer metas para se alcançar esse objetivo que considero primordial para um bom andamento da Unidade Escolar: um trabalho em equipe.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nilva, ratificando. Desculpe-me. No comentário anterior, coloquei Edilma, foi um lapso, mas é você mesma. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ola Nilva,
    Observo o quanto os recursos técnologicos tem contribuido até mesmo para modificar as organizações das reuniões, onde é possível fazer um trabalho produtivo e participativo. isso é muito interessante não é mesmo!! Continue assim inovando sempre. Certo?
    Abraços!!
    Marli

    ResponderExcluir