Vocês são muito importantes para mim! Voltem sempre!!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Reflexão sobre a utilidade do Hipertexto

Desde o início dos tempos, o homem tem procurado se comunicar com os seus semelhantes. O primeiro passo foi criar a linguagem escrita, mas demorou muito tempo até descobrir como deixar os seus registros impressos para que outros seres humanos pudessem ter conhecimento. Inicialmente, através da pintura rupestre (desenhos nas paredes das cavernas). Mais tarde, foram utilizados símbolos diversos até chegar à escrita de fato. Como podemos perceber a história da humanidade é marcada por grandes avanços tecnológicos na área da comunicação.
Hoje, diferente do passado me deparo com uma situação confortável e instigante, pois através do estudo do curso ensinando e aprendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação experiencio uma forma de texto diferente da convencional, apresentando inúmeras informações através de vários recursos.
De acordio com wikipedia Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.
Ao estudar o texto indicado, pude verificar o quanto esses links são valiosos no processo de leitura, pois os mesmos trazem novas informações ao texto, complementando-o. Esse exercício está me permitindo ampliação do conhecimento pois é uma atividade divertida!